terça-feira, 21 de julho de 2009
Jornal IMIP de Agosto/09.
Há dois anos o IMIP criou o programa EAD/IMIP - Educação a Distância/IMIP. A iniciativa é uma forma de promover a educação continuada através da internet e do programa Telesaúde, instruindo profissionais, estudantes e residentes da área de saúde. A ação ainda tem como objetivo tornar o ensino a distância, - área da educação que cresce muito no país-, uma referência dentro da Instituição.
Desde que foi criado, o EAD/IMIP realizou vários cursos e colocou em prática alguns dos seus principais objetivos: promover a educação continuada; e colaborar para a permanente qualificação do profissional. Prioritariamente, esses cursos são voltados aos funcionários do IMIP. Porém, uma parceria firmada com o Ministério da Saúde permite que profissionais ligados ao órgão também possam se inscrever.
Segundo o coordenador geral do EAD/IMIP, o biólogo especializado em Informática e mestre em Educação, Marcos Barros, as aulas do programa são oferecidas gratuitamente e que, em certas ocasiões ocorrem de forma presencial. “A criação de novos cursos é realizada por solicitação junto a Diretoria de Educação do IMIP. A aprovação ou não dos cursos depende da demanda dos interessados”, informa ele.
Ainda de acordo com Marcos Barros, existe um grande preconceito em relação a educação a distância. Segundo ele, muitas pessoas acreditam que as aulas on-line não têm a mesma eficiência das aulas presenciais. Apesar disso, cresce o número de pessoas que buscam a reciclagem através do programa. “Na área de saúde, tudo evolui muito rápido e muitos profissionais não têm tempo para se atualizar. O que é necessário entender é que se eles não se qualificam, acabam ficando para trás.”, conclui Barros.
Balanço - Para o coordenador do EAD/IMIP, o balanço desse projeto é bastante positivo. “As metas para todo o ano de 2009 já foram batidas, apesar da falta de informação de alguns profissionais sobre a ação. De janeiro até junho, cerca de 500 pessoas receberam qualificação nos diversos cursos”, garante Marcos Barros.